A minha experiência com o Arduino

Abril 12th, 2011 by Miguel Ferreira | Posted under Arduino, Blog, Eletrónica.

Vou falar um pouco a minha experiência com o arduino..

Arduino UNO

A minha experiência com o arduino é um bocado limitada, mas deu para reparar em vários defeitos graves na construção:

  • Falta de alimentação
  • Soldas piores que as minhas
  • Desenho demasiado grande
  • Incompatibilidade com placas pré perfuradas

Agora explicando…

Falta de alimentação: O arduino tem por base um ATMEGA328 um MCU com várias saidas que permitem 40 mA, mas a fonte interna (seja por usb ou por fonte) mal suporta 100mA, fazendo as contas… Boa sorte a ligar por exemplo 8 LED’s.

Soldas: Assumindo que isto é feito por maquinas e com acabamentos profissionais, acho estranho encontrar soldas estaladas, soldas que geram maus contactos… mas isto resolve-se com um ferro e um bocado de paciência.

Desenho: Ainda me pergunto o motivo de ocupar este espaço, o ARDUINO PRO ou vários clones ocupam menos espaço e são mais práticos para pessoal sem experiência, um bom exemplo é o EDUINO (mais tarde falarei dele).

Placas pré perfuradas: sem torcer as réguas de pino alguém teve a sorte de ter um arduino tão mal soldado que desse para ligar directamente uma régua? Eu não! Detesto o formato dele, e tendo em conta que um programador de AVR’s custa menos de 10 euros venha a nós o EDUINO ou apenas o ATMEGA328 com ou sem cristal!


Resumindo:

Foi um puro desperdício de dinheiro, problemas com os próprios shields (feitos pelo mesmo fabricante), não é capaz de se alimentar sem gerar problemas (dos quais aquecimento).

Apenas o considero bom para quem nada mais alem de uns leds queira acender, pois se pretender desenvolver algo mais serio com ele vai ter muitos problemas.

Fiquei triste depois de o testar por estes motivos, mas considero uma boa aposta (usar apenas o MCU) para desenvolvimento de projectos.

Tags: , , ,