LCD Nokia 3510 Interface com PIC18F

Quando um telemóvel deixa de funcionar em termos de software e ate mesmo algum hardware há partes que podem ser aproveitadas para experiências ou para projectos, nomeadamente os LCD’s, poupando-se alguns trocos.

O que se pretende é usar um LCD de um Nokia 3510 ligado a um microcontrolador para visualização de informação, como feito numa experiência anterior, num LCD de um Nokia 1100.

Parte-se do princípio que controlador deste LCD está preparado tanto para o 3510 ( ecrã com tons de cinza), bem como o 3510i (a cores), segundo este sítio.

Veja-se para já as soldas efectuadas nos contactos. É um trabalho algo meticuloso e que bastante calma, bem como um ferro de baixa potência (14W) de modo a não danificar os contactos e a membrana de plástico.

 

LCD com flat cable soldado

 

A tarefa mais meticulosa é soldar o flat cable ao lcd, requerendo uma lupa, estanho fino e evitar maus contactos nas soldas.

Posto isto, passa-se à programação que envolve adaptar código-fonte de uma pic16F628 desta fonte, para uma 18F2520, para outro compilador opensource, o SDCC. Ao se programar e efectuar as ligações, o LCD não arranca nem exibe nada, tendo-se despistado quaisquer possíveis avarias e o LCD apresenta um consumo de 9mA. Facto é que numa outra página, é mencionado que o controlador do ecrã é um PCF8814, que por pesquisa remete para o Nokia 1100, mencionado num artigo anterior.

Então é aplicado o firmware do nokia 1100 e de imediato obtém-se o feedback visual do texto :

PIC18F + LCD 3510

LCD Nokia 3510 Interface com PIC18F

Deixe uma resposta

Voltar ao topo